As necessidades de informação podem ser organizadas em categorias. O PSM define 7 categorias. Tais categorias auxiliam na seleção das medições apropriadas. O PSM apresenta um conjunto de medidas amplamente utilizadas no mercado, resultado da experiência de diversos projetos. A tabela abaixo apresenta alguns exemplos:
| CATEGORIAS | CONCEITOS MENSURÁVEIS | POSSÍVEIS MEDIÇÕES |
|---|---|---|
| Prazo e progresso | Grau de alcance dos marcos do projeto Performance no caminho crítico do projeto Progresso de cada unidade de trabalho |
Datas dos marcos do projeto Requisitos mapeados Requisitos testados Incidentes abertos Incidentes fechados |
| Recursos e Custos | Esforço do pessoal Desempenho Financeiro Recursos de ambiente e de suporte |
Esforço em desenvolvimento Nível de experiência Orçamento Custo |
| Tamanho e Estabilidade do Produto | Tamanho físico e estabilidade Tamanho funcional e estabilidade |
Tamanho do banco de dados Componentes Interfaces |
| Qualidade do Produto | Nível de correção funcional Manutenibilidade Eficiência Portabilidade Usabilidade Confiabilidade |
Defeitos Tempo de resposta Tempo de recuperação |
| Performance do Processo | Nível de compliance do processo Eficiência do processo Efetividade do processo |
Produtividade Defeitos não percebidos Retrabalho |
| Eficácia da Tecnologia | Nível de sustentabilidade da
tecnologia Nível de volatilidade da tecnologia |
Cobertura dos requisitos Mudanças na baseline |
| Satisfação do Cliente | Feedback do cliente Suporte ao cliente |
Índices de satisfação Requisições de suporte Duração do suporte |
Após a categorização, é importante priorizar as necessidades de informação de forma a garantir que o programa de medições trate aquelas necessidade que possuem o maior potencial de impacto nos objetivos do projeto.