As medições possuem um papel de grande importância nas organizações: através do uso correto deste instrumento será possível saber se a organização caminha em direção ao alcance de seus objetivos. Na engenharia de software, o uso das medições permite que ações corretivas e preventivas sejam tomadas no momento certo, sempre com o objetivo de promover o alcance de bons resultados.
Diversos padrões, normas e recomendações internacionalmente conhecidos abordam o assunto medições. O PSM (Practical Software Measurement) é uma abordagem resultante de anos de experiência na implantação de processos de medição em organizações. O Modelo do Processo de Medição (Measurement Process Model) apresenta um framework para a implementação das medições em projetos através da execução das seguintes atividades:
É durante a realização destas tarefas que as necessidades de informação são estudadas de forma a garantir que a seleção das medições seja direcionada aos resultados que a organização bem como seus projetos querem alcançar. Com a execução do processo de medições nos projetos, os resultados são analisados e melhorias podem ser realizadas – tanto em nível de projeto, quanto organizacional. Naturalmente, à medida que a organização evolui seu negócio, o próprio processo de medições também deve evoluir.