Diante de um cenário competitivo, com mudanças tecnológicas constantes, negócio e clientes cada vez mais exigentes, trabalhar com maior produtividade e qualidade passa a ser pré-requisito para organizações que desejam obter bons resultados.
A qualidade de software como área de conhecimento da engenharia de software possui um papel fundamental e que muitas vezes se torna fator de sucesso dos projetos. A seguir veremos dois casos para análise e reflexão.
Caso 1 – Cratera em Marte
Imagem capturada em http://www.nasa.gov/mission_pages/mgs/index.html#.VmmX1UorLDe. Imagem de uma cratera vista no planeta Marte Fonte: site da NASA
Mars Surveyor '98 era um programa da NASA (National Aeronautics and Space Administration), agência norte-americana responsável por projetos na área espacial. A Mars Surveyor '98 Lander foi uma sonda construída como parte de do programa Mars Surveyor '98. O objetivo era que a sonda pousasse no solo do planeta Marte e, a partir daí, estudos do solo do planeta poderiam ser realizados. A sonda foi lançada em 03/01/1999 e em 03/12/1999 entrou na órbita de Marte – os últimos sinais da sonda foram enviados logo após este fato. Estudos realizados por especialistas da agência indicaram que um erro de software foi a provável causa da falha da missão: após entrar na órbita de Marte, as vibrações causadas pela aproximação do solo foram interpretadas pelo software, que desligou de forma prematura os dispositivos que tinham por função retardar a descida da sonda. Resultado: A sonda seguiu em queda livre por aproximadamente 40 metros e foi destruída na queda.