Em paralelo à execução dos processos de software, estão os processos de medição. A partir de como os processos de software são executados, é possível obter as medições de controle (por exemplo, produtividade da equipe para a construção de um Ponto de Função).
Os resultados das medições de controle podem influenciar as decisões gerenciais (por exemplo, se uma equipe é improdutiva, após analisar a causa real da perda de produtividade, o Gerente de Projetos pode decidir alocar recursos mais experientes para determinadas tarefas).
|
O produto de software é o principal resultado do processo de software. As medições de predição provêm informações sobre o estado do produto de software (por exemplo, o número de erros apurados para determinado período). Os resultados destas medições podem também influenciar a tomada de decisão gerencial (por exemplo, um número elevado de defeitos em aberto em data próxima à entrega do produto, pode levar o Gerente de Projetos a negociar a postergação da data de entrega para o cliente). |
As medições auxiliam a gerência de projetos: