O IFPUG (International Function Point Users Group) ou Grupo Internacional de Usuários de Pontos de Função é uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão promover, aprimorar e incentivar o uso da Análise de Pontos de Função e outras técnicas de medição de software. É este grupo que define as regras aplicáveis à Análise de Pontos de Função, que são publicadas em um manual conhecido como CPM – Counting Practice Manual.
A utilização da métrica de Pontos de Função é considerada uma boa prática para contratação de serviços de software. A Instrução Normativa SLTI nº 4 de 12 de novembro de 2010, recomenda o uso de métricas em contratos de projetos de software, restringindo o uso da métrica de esforço homem-hora. A Portaria SLTI/MP nº 31, de 29 de novembro de 2010, recomenda o uso da métrica Pontos de Função para os órgãos integrantes do SISP, bem como a adoção do Roteiro de Métricas de Software do SISP na contratação de serviços de desenvolvimento e manutenção de soluções de software.
O SISP (Sistema de dos Recursos de Tecnologia da Informação) foi instituído pelo Decreto nº 1.048 de 21 de janeiro de 1994 e atualizado pelo Decreto n° 7.579 de 11 de outubro de 2011, com o objetivo de organizar a operação, controle, supervisão e coordenação dos recursos de informação e informática da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.