Além dos requisitos funcionais, existem requisitos que não estão diretamente relacionados às funções específicas de um sistema, tais como:
Tais requisitos são conhecidos como requisitos não funcionais.
Para fins de referência sobre os requisitos não funcionais, a norma ISO/IEC 9126:2001, descreve um modelo de qualidade do produto de software, composto de duas partes:
A qualidade interna é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista interno. A qualidade interna é medida e avaliada com relação aos requisitos de qualidade interna. Detalhes da qualidade do produto de software podem ser melhorados durante a implementação do código, revisão e teste, mas a natureza fundamental da qualidade do produto de software representada pela qualidade interna mantém-se inalterada, a menos que seja reprojetada. A qualidade externa é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista externo. É a qualidade quando o software é executado, o qual é tipicamente medido e avaliado enquanto está sendo testado num ambiente simulado, com dados simulados e usando métricas externas.
XÉ a visão da qualidade do produto de software do ponto de vista do usuário, quando este produto é usado em um ambiente e um contexto de uso especificado. Ela mede o quanto usuários podem atingir seus objetivos num determinado ambiente e não as propriedades do software em si.
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