A elaboração das estimativas de um projeto de desenvolvimento de software é uma das principais atividades previstas no Planejamento de Projetos.
O nível de precisão das estimativas dependerá de uma série de fatores, entre eles:
A estimativa em homem-hora (HH) é amplamente utilizada no mercado para a definição do esforço requerido para a execução das tarefas do projeto, bem como para a elaboração dos produtos de trabalho previstos. Quando se trata de análise de produtividade, sua utilização pode ser combinada com a Análise de Pontos de Função. Recomendações legais em nível de Governo Brasileiro definem recomendações quanto à utilização deste tipo de estimativa na Administração Pública Federal.
A estimativa Wideband Delphi é uma técnica que tem por objetivo prover uma estimativa de esforço a partir da avaliação de especialistas. É realizada conforme um processo básico.
Com o advento dos processos ágeis de desenvolvimento de software, alguns métodos para estimativas de esforço têm sido revistos e devidamente ajustados para atender a uma nova realidade na entrega de produtos de software: a utilização de processos executados por equipes autogerenciáveis, que visam a entrega contínua de um produto de valor para o cliente.