A figura abaixo apresenta o segundo grupo dos resultados:
A tabela apresenta a distribuição de esforço (em pessoas-mês) por área de conhecimento da Engenharia de Software, bem como das áreas de suporte à mesma, por fase do ciclo de vida de desenvolvimento do produto. Algumas análises podem ser feitas, por exemplo:
No início do projeto (Fase de Iniciação ou Inception) a distribuição de esforço é menor se comparada à Fase de Elaboração (Elaboration). Este comportamento é normal diante do cenário de que é na primeira fase que ocorrem os primeiros entendimentos sobre o produto a ser desenvolvido, sobre uma possível arquitetura a ser utilizada.
Na Fase de Construção (Construction) o esforço nas atividades de construção (implementation) é naturalmente maior, uma vez que a arquitetura está definida e os requisitos em um nível de detalhamento maior.
Na Fase de Transição (Transition) o esforço nas atividades de construção é consideravelmente reduzido – tipicamente espera-se que durante esta fase a equipe de codificação esteja concentrada na correção de eventuais relatos de homologação.