1 - Estimativa baseada no problema

A máxima “Dividir para conquistar” refletida nas estratégias de alguns dos grandes imperadores que fizeram parte da história da humanidade também se aplica à Engenharia de Software quando se trata da decomposição do problema a ser entendido no contexto da análise de requisitos de software. A decomposição se faz em duas áreas significativas:

As funções do software refletidas e definidas no escopo do produto são a principal entrada para a elaboração das estimativas.

De acordo com PRESMANN (2011), o dimensionamento é o primeiro grande desafio do responsável pelo planejamento do projeto. Por meio da decomposição de um projeto a estimativa de custo e esforço pode ser realizada passo a passo.

As atividades previstas para realizar as estimativas baseadas no problema são:


Linhas de Código (LOC) é uma medida de tamanho de software baseada na contagem do número de linhas código-fonte de um programa de software.

Pontos de Função (PF) é uma medida de tamanho funcional para projetos de desenvolvimento e de melhoria de software baseada em características do software (entradas, saídas, arquivos de dados, consultas, interfaces externas) e fatores de complexidade.
Copyright © 2016 AIEC.