Resumo

As técnicas de decomposição usam a abordagem “dividir e conquistar” para a estimativa de projetos de desenvolvimento de software: decompor o software em partes menores e administráveis, que podem ser analisadas pontualmente.

Na Estimativa Baseada no Problema estão previstas as estimativas baseadas na contagem do número de linhas de código (LOC) e de pontos de função (PF).

Na Estimativa Baseada no Processo, a estimativa do esforço necessário para cada função definida deve levar em consideração as atividades previstas no processo de desenvolvimento escolhido para a construção do software. O momento no ciclo de vida do projeto também influencia o percentual de esforço previsto para as atividades de engenharia de software.

Na Estimativa Baseada em Casos de Uso, a literatura apresenta formas de derivar a estimativa em LOC – linhas de código – a partir dos casos de uso identificados e suas características (quantidade, número de cenários e quantidade de páginas).

O método Pontos de Caso de Uso é um modelo para estimativa de tamanho de software que provê insumo para a derivação da estimativa de esforço necessário para desenvolver o software.

Copyright © 2016 AIEC.