3.2 - A metodologia Seis Sigma

“O Seis Sigma é um programa de qualidade que, quando aplicado da forma correta, melhora a experiência dos clientes, promove a redução dos custos e a construção de líderes melhores.”

Jack Welch.

O Seis Sigma é uma metodologia disciplinada para a eliminação de defeitos em processos. O objetivo principal do Seis Sigma é implementação de uma estratégia baseada em medições, que tem por foco a melhoria e a redução da variação dos processos.

De acordo com o Seis Sigma “a meta é que um processo apresente 3,4 defeitos sobre um milhão de oportunidades”. A tabela abaixo apresenta o significado de “Seis sigma” em termos de qualidade e defeitos por milhão:

Sigma Qualidade Defeitos por milhão
6s 99,9997% 3,4
5s 99,9767% 233
4s 99,379% 6210
3s 93,32% 66807
2s 69,1% 308537
1s 31% 690000

No contexto da Tecnologia da Informação, o modelo pode ser aplicado na avaliação dos processos de engenharia de software.

Copyright © 2016 AIEC.