Resumo
Podemos dizer que três pilares sustentam a definição de processos:
- Os procedimentos a serem seguidos e métodos a serem utilizados para a execução das atividades previstas no processo.
- Pessoas com conhecimento, treinamento e motivação.
- Ferramentas que apoiam a execução dos processos.
Os processos são medidos com os objetivos de estimar, prever, avaliar e comparar resultados, entender de que forma os processos são executados e controlar os mesmos.
O Seis Sigma é uma metodologia disciplinada que, com o uso de medições, tem por objetivo a melhoria e a redução da variação dos processos. Baseado na metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve and Control), o Seis Sigma faz uso de diversas ferramentas e técnicas para a análise e melhoria do desempenho dos processos.
No que se refere a Medição em Processos, existem modelos reconhecidos pelo mercado que apresentam recomendações e práticas na definição e execução dos processos relacionados ao planejamento e execução dos processos de medição:
- O CMMI-DEV tem por foco auxiliar as organizações na melhoria de seus processos de desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços. No escopo do CMMI está definida a área de processo Medição e Análise – MA – que tem por objetivo fornecer subsídios para desenvolver e manter uma capacidade de medição utilizada para dar suporte às necessidades de informação para gestão.
- O MR-MPS-SW define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Este modelo apresenta o Processo de Medição – MED que é voltado para a coleta, o armazenamento, a análise e o relato dos dados relativos aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados na organização e em seus projetos, de forma a apoiar os objetivos organizacionais.
Copyright © 2016 AIEC.