A velocidade é uma métrica que se refere à equipe: corresponde a taxa de produção de um software funcional. Pode ser definida como a quantidade de pontos de história (story points) que uma equipe é capaz de entregar por sprint.
No gráfico acima, o eixo Y corresponde à quantidade de Pontos de História existentes no backlog. O eixo X corresponde às sprints previstas e realizadas. Para cada sprint é apresentada:
A quantidade de Pontos de História planejados (entregas acordadas com o cliente).
A quantidade de Pontos de História efetivamente entregues pela equipe.
A título de exemplo, supomos que existam 30 Pontos de História a serem realizados no backlog. Um dado conhecido é que a equipe é capaz de produzir 10 Pontos de História por sprint. O PO pode então prever que serão necessárias 3 sprints para que o backlog seja todo atendido.
O PO (Product Owner) pode utilizar a velocidade como indicador que prevê o quão rápido a equipe pode trabalhar no backlog existente:
As equipes podem monitorar a sua velocidade no desenvolvimento e trabalhar para garantir que um bom desempenho seja mantido no decorrer do projeto.
Os benefícios de mudanças realizadas durante o projeto podem ser avaliados.
Uma eventual queda na velocidade da equipe é sinal de que alguma parte do processo de desenvolvimento ágil pode ter se tornado ineficiente e necessita de melhoria.