Resumo

Os indicadores são dados quantificados de grande importância para as organizações, pois auxiliam nos processsos de gerenciamento e avaliação do alcance dos objetivos definidos.

Para que sejam efetivos, os indicadores devem ser simples, mensuráveis, justificáveis e ter a importância reconhecida na organização.

KPI – Key Performance Indicators ou indicadores de desempenho de processos pode ser definido como uma métrica que deve estar relacionada a um objetivo estratégico e que deve possuir uma meta que pode ser monitorada e alcançada. O devido acompanhamento dos indicadores de desempenho fornece insumos para que as organizações tomem ações de melhoria de processos, resultados e do envolvimento de todos os níveis organizacionais no alcance dos resultados.

O dashboard – painel de controle – é um instrumento que pode ser utilizado no monitoramento dos indicadores de desempenho.

São exemplos de indicadores de desempenho: indicadores estratégicos, de capacidade, produtividade e de qualidade.

No contexto dos processos ágeis de desenvolvimento de software, os indicadores devem ser utilizados de forma que possam fortalecer os pilares desta forma de construir o software: Satisfação do cliente, motivação da equipe envolvida e entregas contínuas de software funcional – que agrega valor ao cliente.

Copyright © 2016 AIEC.