A melhoria de processos pode ser definida como um programa de atividades concebido para melhorar o desempenho e a maturidade dos processos da organização, bem como os resultados desse programa.
Neste contexto, o verbo “melhorar” traz consigo uma série de ideias. Veja aqui.
Pode-se considerar como pilares da melhoria de processos:
- Objetivos bem definidos e alinhados com a estratégia da organização.
- Conhecimento dos processos internos.
- Conhecimento do ambiente externo (mercado, tecnologias, requisitos de clientes).
- Medição e Análise.
- Patrocínio da alta gestão.
- Colaboração dos níveis hierárquicos executores dos processos das áreas fim e meio.
- Definição de metas a serem alcançadas
As melhorias podem incluir:
- A redução do tempo de um processo.
- A qualidade do produto final.
- O desempenho das pessoas envolvidas nos processos.
- A infraestrutura (sistemas e ferramentas de apoio, equipamentos, instalações, tecnologias).
- O alinhamento à legislação vigente.
- O alinhamento às políticas, diretrizes e modelo de gestão adotado pela organização.
- O atendimento dos requisitos do cliente.
- A otimização das atividades, com o objetivo de aumentar a eficiência.
- A evolução dos indicadores que medem o desempenho dos processos.
Veja aqui
O verbo “melhorar” traz consigo as seguintes ideias implícitas:
- Aumentar a qualidade, aperfeiçoar um produto de trabalho, um processo ou mesmo um resultado.
- Prover melhor desempenho ou resultado a um processo.
- Passagem de um estado atual para uma situação que se acredita ser melhor.
- Evolução e/ ou adequação decorrentes de fatores externos (por exemplo, uma mudança em legislação ou mudanças tecnológicas).
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