1.1- Fatores de sucesso para implantação do processo de melhoria contínua
O sucesso da melhoria de processos depende de fatores importantes, tais como:
- Apoio da Alta Direção
- Definição de Objetivos de Melhoria de Processos
- Motivações Corretas
- Tratar as Questões Culturais
- Prover os Recursos Materiais e Financeiros Adequados
- Disponibilizar Procedimentos e Padrões
Apoio da Alta Direção
A melhoria de processos tipicamente envolve mudanças de processos, tecnologia, papéis e cultura. Qualquer mudança deste nível requer apoio da alta direção nas seguintes ações:
- Definição de políticas organizacionais.
- Garantir que os processos organizacionais reflitam os objetivos de negócio.
- Prover os recursos adequados para as ações de melhoria.
- Revisões das atividades do processo de melhoria.
- Definição de estratégias para gerenciamento e implementação de atividades de melhoria.
- Prover visibilidade da importância da melhoria de processos para a organização.
- Garantir que os projetos de melhoria tenham visibilidade na organização e junto aos clientes.
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Definição de Objetivos de Melhoria de Processos
É importante definir objetivos do processo de melhoria que estejam alinhados com os objetivos e estratégias da organização. Tais objetivos devem ser definidos de forma que todos entendam o real valor das melhorias para a organização.
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Motivações Corretas
É importante garantir que as melhorias são realizadas por boas razões.
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Tratar as Questões Culturais
O sucesso está diretamente ligado a obter conscientização da importância da melhoria por parte de todos os integrantes da organização, em especial, nas seguintes questões:
- Na garantia de que todos os integrantes da organização estão conscientes do apoio que a Alta Direção dá ao processo de melhoria.
- Promover a divulgação de processos, padrões e procedimentos disponívies para uso na organização.
- Prover treinamento nos processos definidos, bem como em métodos e ferramentas de apoio.
- Designar responsáveis formais pelos processos e/ ou procedimentos.
- Permitir que todos tenham a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de processos de trabalho, padrões e procedimentos.
- Melhorar os processos atuais de forma a mantê-los alinhados à nova dinâmica do negócio.
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Prover os Recursos Materiais e Financeiros Adequados
As atividades de melhoria devem ser apoiadas pelos recursos adequados:
- Infraestrutura de hardware e software para realização das melhorias.
- Estrutura organizacional voltada para a promoção das melhorias – grupo de melhoria de processos, gerentes de qualidade, analistas de processos etc.
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Disponibilizar Procedimentos e Padrões
É importante que os integrantes da organização tenham conhecimento e contem com todos os instrumentos de apoio para a execução de suas tarefas:
- Processos definidos.
- Ferramentas disponívies e personalizadas para uso da organização.
- Capacitação adequada para todos.
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