2 - Melhoria de processos em padrões e modelos de mercado

Existe uma série de modelos, melhores práticas e normas amplamente conhecidos no mercado que consideram em parte do seu escopo a melhoria dos processos e o uso das medições. Alguns exemplos:




• ISO 9000:2000

Norma internacional que descreve os princípios essenciais dos sistemas de gerenciamento da qualidade, objeto da família de normas ISO 9000.




• PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade

Foi desenvolvido pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade e é utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.




• CMMI – Capability Maturity Model

Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), provê diretrizes baseadas em melhores práticas para a melhoria dos processos e habilidades organizacionais, contemplando o ciclo de vida de produtos e serviços. Envolve a avaliação da maturidade da organização ou a capacidade de suas áreas de processo.




• MR-MPS-SW

O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Foi criado no contexto do programa MPS.BR, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN).




• Seis Sigma

“Um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. É singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes pelo uso disciplinado de fatos, dados e análise estatística e pela atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos de negócio” (PANDE, NEUMAN & CAVANAGH, 2001). Possui como objetivo principal a melhoria do desempenho do negócio através da melhoria do desempenho dos processos

Copyright © 2016 AIEC.