b) A Melhoria de Processos no CMMI-DEV
No modelo CMMI-DEV a área de processos voltada para a melhoria contínua é Foco nos Processos da Organização (OPF).
O objetivo da área de processo Foco nos Processos da Organização (OPF) é fornecer subsídios para planejar, implementar e implantar melhorias nos processos da organização com base na compreensão dos pontos fortes e pontos fracos dos processos e dos ativos de processo da organização.
As metas específicas desta área de processo são:
A figura abaixo ilustra as metas e práticas envolvidas nesta área de processo:
Pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria podem ser determinados utilizando como base normas ou modelos de processo, tais como o modelo CMMI ou normas da ISO (International Organization for Standardization – Comissão Internacional de Normalização).
XEstabelecer e manter a descrição das necessidades e dos objetivos de processo da organização.
XOs ativos de processo da organização são implantados na organização e as experiências relacionadas a processo são incorporadas aos ativos de processo da organização.
X