c) A Melhoria de Processos no MPS-BR

No modelo MPS-BR o processo que tem por foco a melhoria contínua é Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional – AMP.

O propósito do processo Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional é determinar o quanto os processos padrão da organização contribuem para alcançar os objetivos de negócio da organização e para apoiar a organização a planejar, realizar e implantar melhorias contínuas nos processos com base no entendimento de seus pontos fortes e fracos.

Os resultados esperados para este processo são:

AMP 1. A descrição das necessidades e os objetivos dos processos da organização são estabelecidos e mantidos.
AMP 2. As informações e os dados relacionados ao uso dos processos padrão para projetos específicos existem e são mantidos.
AMP 3. Avaliações dos processos padrão da organização são realizadas para identificar seus pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria.
AMP 4. Registros das avaliações realizadas são mantidos acessíveis.
AMP 5. Os objetivos de melhoria dos processos são identificados e priorizados.
AMP 6. Um plano de implementação de melhorias nos processos é definido e executado, e os efeitos desta implementação são monitorados e confirmados com base nos objetivos de melhoria.
AMP 7. Ativos de processo organizacional são implantados na organização.
AMP 8. Os processos padrão da organização são utilizados em projetos a serem iniciados e, se pertinente, em projetos em andamento.
AMP 9. A implementação dos processos padrão da organização e o uso dos ativos de processo organizacional nos projetos são monitorados.
AMP 10. Experiências relacionadas aos processos são incorporadas aos ativos de processo organizacional.
Copyright © 2016 AIEC.