1.2 - Desvantagens do modelo anterior
Com o tempo, uma série de graves problemas nos contratos resultantes deste tipo de contratação foram identificados. O modelo antigo tornou-se obsoleto em relação às novas demandas envolvendo as múltiplas soluções de tecnologia empregas para o atendimento a diversas demandas de cada usuário em especial, o que trouxe diversos problemas e desvantagens para a Administração Pública.
A seguir citamos algumas dessas desvantagens.
- Indevida restrição à competitividade das licitações
De uma empresa que desejasse fornecer serviços de TI como, por exemplo:
- Desenvolvimento de sistemas,
- Suporte a banco de dados,
- Atendimento a usuário,
- Suporte a rede,
seria exigido:
- Atender a um conjunto muito grande de requisitos de qualidade técnica.
- Preencher requisitos de qualificação econômico-financeira de grande monta, em razão da expressividade dos valores do contrato.
- Arcar com recursos próprios para a prestação dos serviços e, somente após de iniciada a execução do contrato, a empresa poderia receber.
Os requisitos de habilitação e de pontuação da proposta técnica estabelecidos em edital eram muito abrangentes, conduzindo a uma restrição da participação no processo licitatório, que se dirigia às grandes empresas, afastando as chances de empresas de menor porte – reduzindo a competição.
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