A gestão técnica dos contratos de soluções de TI deve competir formalmente à área de TI do órgão.
Exemplo 1 de critério de mensuração:
“Será utilizado como métrica para estimativa de tamanho das Demandas de desenvolvimento e manutenção de sistemas a metodologia de Análise de Pontos por Função – APF, para as etapas de Construção, Homologação e Implantação, e a métrica de Homem-Hora, para a etapa de especificação”
Pagamento de valores que ultrapassam os limites definidos em contrato.
Pagamento por serviços executados de forma parcial.
Contratação direta (dispensa ou inexigibilidade) sem que haja modelos adequados de execução do objeto e de gestão do contrato.
Dificuldade no estabelecimento de ações corretivas caso sejam identificadas não conformidades na execução do contrato.
Dificuldades na definição do fiscal do contrato.
Exemplo 2 de critério de mensuração
Poderão ser admitidas as etapas de Construção, Homologação e Implantação com métrica em Homem-Hora nos seguintes casos:
demandas cujo Termo de Aprovação da Especificação de Serviços tenha sido assinado, antes da vigência deste contrato, utilizando-se a métrica Homem/Hora.
outros casos em que a contratante comprove, mediante estudo de viabilidade técnico/econômico, que a utilização do Homem/Hora é mais aplicável.