1 - O Estudo Aristotélico e as Virtudes Éticas

Nascido por volta de 384 a.C., na localidade de Estagira, situada na Macedônia-Grécia, o filósofo Aristóteles foi filho do médico Nicômaco, que serviu ao ordenado do Rei Amintas na antiga Grécia. Ficou órfão jovem e partiu para a cidade de Atenas onde estudou na escola de Platão e se estabeleceu no decorrer de vinte anos consecutivos.

Aristóteles

Após o falecimento de Platão, Aristóteles abandonou a academia, pois quem ingressou como diretor do lugar de seu mentor foi um filósofo com o qual tinha divergências doutrinárias. Partiu para Ásia Menor, também em Atenas. Lá fundou, com outros filósofos platônicos, uma escola aristotélica. Após aprofundar seus estudos em ciências naturais, Aristóteles atendeu ao pedido do rei vigente, Felipe II da Macedônia, para que se responsabilizasse pela educação de seu filho até que ele pudesse alcançar o legado, o que ocorreu por volta de 336 a.C.

Ao término dos ensinamentos ao filho do rei, por volta de 334 a.C., o filósofo fundou uma academia, a chamou de Liceu. Foi em homenagem a Apolo Lício, a escolha do nome. Foi nesta academia que Aristóteles desenvolveu seus ideais éticos, racionais e filosóficos. É importante essa brevíssima síntese acerca da vida de Aristóteles para que possamos compreender melhor sua contribuição para o estudo da ética em nosso curso.

Copyright © 2016 AIEC.