Conforme foi abordado nos estudos de ética pelo filósofo Immanuel Kant, o homem deve enxergar de forma mais sensível as questões da vida, para que ele não seja injusto em suas sentenças, para que não seja irracional em suas escolhas.
No estudo da ética desde a antiguidade, passando pelo período grego, percorrendo a idade média até a atualidade é possível perceber uma coisa em comum: viver em sociedade. Eis o maior, se não mais importante ponto em questão.
|
As ações éticas acabam se transformando em regras, que passam a ser normas legitimadas e estabelecidas, não por um contrato meramente social, mas por um código de leis.
|
A ética é tão fundamental na vida do homem que está presente em todos os campos da vida dele, não apenas no religioso, como muitas vezes é evidenciado, mas no seu trabalho, nas relações amorosas, nas escolhas políticas, na educação que se dá aos filhos. Toda relação de conduta moral sofre influência da ética, ao menos assim deveria.
Os conceitos do que é moral e imoral alteram com o passar do tempo e muitas vezes com a localidade, conforme abordamos anteriormente sobre ética no ocidente e no oriente. A moral sempre levará em consideração os espaços físicos, temporais e o que o homem considera virtuoso. O homem sempre deve considerar que alguns valores sobre algumas coisas não devem ser obrigatoriamente iguais entre os demais indivíduos. A moral sempre influenciará a ética.