A ética permite que a sociedade, como um todo, não tolere atitudes antiéticas do Estado com seus indivíduos. Ela permite que caminhemos lado a lado em busca dos mesmos objetivos: a paz social. Nossos princípios morais e éticos devem sempre estar agregados ao bem-estar social, pois resultam numa onda de condutas éticas que não permitirão qualquer atitude antiética do Estado, sem que os deixem de cobrar de seus governantes.

Questões mais emblemáticas sobre a ética ao longo da história até os tempos atuais se desenvolveram em virtude de inúmeros fatores, dentre eles, o avanço da ciência e de outras matérias que se relacionam com a ética, mas que as deixam um pouco de escanteio quando o assunto é uma nova descoberta científica.

Contudo, os problemas morais que envolvem a ética fazem parte do nosso dia a dia e sempre irão fazer. Em sociedades onde a educação é valorada como o maior bem que um indivíduo pode possuir, ouvem-se poucos casos de atitudes antiéticas, incluindo todo o corpo social de indivíduos e Estado.

Quando a educação é fator principal na formação de um cidadão, pouquíssimos são os conflitos éticos que se observam, dificilmente ele vai ter dúvida se a honestidade vale a pena, se é melhor ele praticar o bem, porque sempre vai ter essa consciência social de solidariedade e respeito ao próximo. Um indivíduo que foi ensinado todos os dias dentro de casa e fora de casa, na escola ou entre os iguais, que ele deve ser justo e ético, dificilmente será acometido de conflitos morais que resultem em ações antiéticas.
Copyright © 2016 AIEC.