1 - Ética: da família ao convívio social

Como já abordado, a ética é presente na vida do indivíduo por meio de suas condutas morais, as quais resultam em uma série de elementos que criam princípios ao longo de toda uma vida. O valor da virtude de suas ações é moderado no dia a dia, desde o nascimento até sua evolução enquanto sujeito social. O homem molda, através de suas vontades, sua própria integridade na terra, com exemplos de suas culturas, crenças e relações.

Não são as ações cotidianas que moldam o comportamento do homem na sociedade, são as ações do homem que estruturam as condutas sociais, isto é, pelas suas preferências e vontades, seus costumes, todas as aparências e o resultado das suas escolhas.

Esse conjunto de experiências e valores morais ajudam a construir o comportamento ético do indivíduo, que vai resultar num desempenho social no meio em que ele viver. A conduta ética vai nortear todas as escolhas que um homem fizer no decorrer de sua jornada.

Todo indivíduo possui o seu senso ético e moral, ou seja, em tese, todo homem é capaz de diferenciar uma ação boa de uma má (salvo os que não possuem melhor juízo). Todo homem é plenamente habilitado a valorar sua vida e gerir melhor seus caminhos. O resultado disso são as relações sociais.

Como já caminhado até aqui, vimos que o que é ético hoje pode não ser ético amanhã, ou vice e versa. Assim são as relações morais que o indivíduo adquire ao longo da vida e que transformam o sujeito em um indivíduo único, desde os primeiros passinhos, até a idade adulta.

Copyright © 2016 AIEC.