Vale lembrar que um núcleo familiar não é formado apenas pela figura materna e paterna, às vezes é formado apenas por uma dessas figuras, ou avós, tios, parentes próximos. E as crianças que vivem em creches ou abrigos? A elas também se tenta criar um ambiente de hierarquia, respeito e obediência, que elas levam consigo ao longo da vida.
As particularidades de cada família se diferenciarão sempre entre as demais. Cada uma terá seus credos, suas orientações sexuais, seus traços étnicos, suas ordens econômicas, tudo que influenciará em suas condutas morais e éticas. Comumente as famílias se criam da mesma maneira, ou seja, ensinam aos seus filhos, que ensinam aos seus netos, que ensinam aos seus bisnetos etc.
Quando não há divergência de ideias acerca da conduta que a família adota como moral e ética, não há problema e as gerações vão se criando com os mesmos valores. No entanto, basta apenas um divergir para se colocar em dúvida determinada conduta. Da forma que abordamos anteriormente, cada indivíduo é único no mundo e ele deve possuir a liberdade para pensar no que diz respeito às próprias ações.