2 - Ética e sua filosofia política

O sistema político no Brasil ultimamente tem sido assunto recorrente em todos os lugares do mundo, em virtude dos últimos acontecimentos que culminaram em um momento bem questionável do ponto de vista ético. Mas, para que nós possamos entender seus pormenores, é preciso relembrar um breve momento das nossas aulas de história e do nosso modelo de governo atual.

O Brasil é uma república presidencialista. Ela é composta por três poderes principais e que conduzem a vida do indivíduo dentro de seu emaranhado de normas e regras. São eles: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O sistema é republicano porque assim escolhemos.

É presidencialista, porque por meio do voto direto dos eleitores, elege-se um presidente para comandar o país. O poder Executivo corresponde ao presidente, o Legislativo, aos deputados eleitos para legislar as leis que ordenarão as condutas sociais e que dizem respeito a todos e, por último, e não menos importante, o poder Judiciário, que emitirá juízo e fará cumprir as ordens sociais que já são legisladas e as que não são também.

Dito isso, faz-se saber que a questão ética e sua filosofia política são de extrema importância, pois vivemos em um modelo republicano, cujo governo é de interesse de todos. Logo, o homem como um ser social não pode estar alheio ao que lhe rodeia.

A ética e sua filosofia política abrangem uma definição mais pública, porque a ética sempre esteve conectada à política. Até porque, se o indivíduo precisa agir de forma ética em prol dele e de terceiros pelo bem da sociedade, há uma espécie de conexão e solidariedade envolvida.

Na ética política há solidariedade.
Copyright © 2016 AIEC.