Alguns filósofos, como Aristóteles e Platão, enxergavam na atividade política uma singular nobreza, pois o homem que se dedicava à atividade política era um homem que buscava unir a cidade. A ética, portanto, deveria estar atrelada a satisfação pessoal do indivíduo, bem como a política deveria se importar com o bem comum de toda a sociedade.

Portanto, a política deve estruturar quais os melhores métodos para fazer um Estado funcionar e gerenciar a organização entre os seus cidadãos, pois isso agradaria toda uma coletividade. Aristóteles costumava dizer que todo homem é um Animal Político. Talvez seja isso mesmo, pois todo homem está intimamente ligado à política de alguma maneira no seu dia a dia, até aqueles que não a suportam. Ocorre que eles ainda não se deram conta.
Todo indivíduo está intimamente ligado à política. A política estrutura como deve funcionar um Estado.

A ideia atual que a gente tem acerca da cidadania não difere muito dos antigos gregos, para os filósofos gregos, a definição de cidadão era automaticamente alternada a depender do modelo governamental adotado. Exemplo: no Brasil nós elegemos nossos governantes pelo voto direto. Elegemos inclusive os que irão elaborar nossas leis de convívio, mas isso se dá graças ao nosso modelo republicano adotado. Esta é a forma que podemos participar diretamente do nosso sistema político, elegendo candidatos que melhor nos representem para elaborar leis que dirão respeito aos nossos interesses.

Copyright © 2016 AIEC.