Atualmente, em uma escala universal, não se concebe mais que as nações não trabalhem em conjunto na busca da erradicação de suas mazelas, de suas dificuldades. Do ponto de vista ético, a política também precisa trabalhar de uma maneira universal entre os povos, para que as nações possam ser soberanas entre si. Não é ético com a humanidade que uma criança na América do Sul tome café todos os dias, enquanto uma criança na África morre desnutrida.
Sabemos que comumente estamos habituados a associar a política com coisas ruins, mas isso é reflexo de uma ausência de governo. É uma falha moral e ética gravíssima dos governantes com toda a população envolvida.
|
A falha moral e ética dos governantes com seus cidadãos resulta para alguns, no afastamento natural da política, para outros, resulta numa participação mais ativa, numa fiscalização, ou até mesmo em revoltas. O cidadão não pode se acomodar depois que elege seu candidato. O cidadão precisa ser ético também nas suas escolhas, porque ele precisa cobrar de quem o representa.
|