Exigir a representação do voto de quem o indivíduo elege é uma obrigação ética. Saber se o candidato está atuando politicamente em cima dos interesses que ele fora eleito faz parte de quem vive em uma democracia. Viver em uma democracia não são só bônus, tem muitos ônus envolvidos também.

Saber se o candidato está atuando conforme os interesses para que ele fora eleito é uma obrigação ética.

Fica muito cômodo para o indivíduo ser ético apenas nas suas relações pessoais e negligenciar todas as demais, afastando assim, sua participação social que é obrigatória. Ser ético não é uma escolha para quem quer o bem comum de todos.

A ausência ética na política ocasiona uma série de adversidades no meio social, elas não podem caminhar separadas. Não é possível fazer política sem ética, assim como não existe ética sem a Polis. Quando não há ausência de comprometimento ético entre os indivíduos de uma sociedade, é possível realizar grandes mudanças na sociedade.

A ética e a política precisam ser observadas em alguns segmentos importantes, dentre eles, os princípios que norteiam a ética e a política na prática. Como bem disse o filósofo Juvenal Arduini:

“Ética é valor fundamental na vida humana. A ética existe para valer e não para enganar a verdade. Onde há ser humano, deve sempre prevalecer o respeito pessoal. (...)”.
Copyright © 2016 AIEC.