3 - Ética e sua filosofia jurídica

Como estudado até este ponto, tratar de ética envolve uma série de complexidades, no âmbito filosófico, no âmbito político e também no âmbito jurídico. A filosofia ética anda de braços dados com o direito. Em todos os ramos da vida do indivíduo, em cada parte, dentro de casa, no trabalho, nas relações diárias, a ideia de ética e justiça são complementares.

Têmis e ética

No âmbito social, o judiciário representa um ordenamento de cumprimento das leis de um estado, bem como de resolução de conflitos, justamente em virtude disso, não se pode desprender a ética do direito, uma vez que o direito torna possível a harmonia entre os indivíduos na esfera social.

Todo o Estado possui um poder de polícia que de forma impositiva faz valer sua vontade, até mesmo os estados democráticos, mas seria muito estranho do ponto de vista ético para um Estado, se utilizar de seu poder de polícia para fazer valer sua vontade pura e simplesmente. O Judiciário atua melhor nisso em uma democracia, porque ele analisa com critérios bem definidos, em torno de sua legislação, cada situação conflituosa que possa surgir.

Copyright © 2016 AIEC.