Resumo

O primeiro contato de base moral do homem começa no âmbito familiar. Pode envolver os pais, ou todo o núcleo familiar do indivíduo. Todas as primeiras referências éticas e morais emanam do núcleo familiar.

Entende-se por núcleo familiar não somente a figura dos pais e uma criança, como é composta a maior parte das famílias, mas a primeira forma de contato familiar que um indivíduo possa ter, incluindo as creches e, ou, abrigos. Onde se criar uma hierarquia de respeito e obediência na primeira fase do sujeito, será considerada seu núcleo familiar.

Se no núcleo familiar o indivíduo crescesse e evoluísse sem particularidades, ele apenas reproduziria o que sua família estava habituada a fazer, no tempo e no espaço, seus valores morais e éticos certamente ficariam ultrapassados.

A ética política surge como um aspecto universal, onde o indivíduo necessita buscar uma ética voltada não somente a si, mas para todo o sistema político que rege um estado. A política estrutura os melhores métodos para organizar um Estado, com o intuito de agradar toda a coletividade.

Não é possível fazer política sem ética, pois a ética na sociedade é a representação máxima do bem comum a todos e a política é a única forma de tornar isso possível. A ética política necessita ser universal, pois precisa alcançar a todos, esta deve ser uma meta de cada cidadão ético.

A ética jurídica é o caminho que o Estado encontra para dirimir os conflitos sociais. Por meio das leis e de um julgador que observará as particularidades de cada caso para que se decida de uma forma razoável para todos os envolvidos.

A ética jurídica tem como maior meta resguardar o direito moral do cidadão e oferecer a ele uma justiça igualitária e humanitária.

Copyright © 2016 AIEC.