2 - Cidadania

É importante saber que a cidadania está muito ligada à ética, uma vez que, por intermédio da ética, se constrói cidadania, bem como toda a carga que ser cidadão carrega. Nem a ética se faz sem moral, nem a cidadania se faz sem ética.

O conceito de cidadania foi apresentado pela primeira vez ao indivíduo na Grécia antiga, tal qual a ética. Só era considerado cidadão na Grécia antiga homens maiores de 18 anos e os detentores de terras. Escravos, homens estrangeiros, mulheres e crianças não possuíam cidadania. Curiosidade: a palavra cidadania é oriunda do latim, civitas que significa “cidade”.

Na Grécia antiga eram considerados cidadãos apenas os homens não estrangeiros maiores de 18 anos.

No período medieval essa perspectiva do que era cidadania sofre uma mudança, pois a cidadania agora só pertencia aos senhores feudais. Os servos que utilizavam as terras do senhor feudal não possuíam cidadania.

Com o fim do Feudalismo, se desenvolveram pequenos povos que posteriormente foram formando pequenas cidadelas, que foram crescendo e se desenvolvendo até, por fim, formarem-se em Estado-nação.

Ao término do sistema feudal e com a formação dos estados-nação, ou países, como preferirem, já estavam formados, de um lado, a monarquia, de outro, os burgueses.

Senhor Feudal

O proprietário da terra era proprietário do feudo, possuía servos que eram taxados por trabalharem e utilizarem suas terras.

X

Cidadela

Fortaleza situada em lugar estratégico, que domina e protege uma cidade.

X

Monarquia

Regime político no qual o chefe de estado é um rei ou um imperador.

X
Copyright © 2016 AIEC.