A monarquia possuía o poder de mando e desmando do estado-nação e juntamente com os burgueses, reinava absoluta até que a burguesia se deu conta que não necessitava de um rei para governar, foi quando idealizou várias revoluções burguesas que culminaram com o fim do sistema monárquico.

Iniciou-se a era moderna, que perdura até a atualidade. Juntamente com ela, novos conceitos a respeito da cidadania surgiram, pois a partir desse momento histórico, um conceito cidadão de direito se liga ao estado e a cidadania passa a fazer parte do estado de direito.

Os conceitos de justiça e estado de direito são muito importantes para a abordagem do estudo da ética cidadã, pois a ética cidadã na atualidade tem uma linguagem mais universal, ela deve ser igual para todos. E nos tempos de correria onde se insere o mundo capitalista, às vezes fica um pouco difícil falar de igualdade, principalmente onde poucos têm muito e muitos têm tão pouco.

Há dois pontos a refletir neste contexto: de um lado, uma corrida desenfreada pela busca do dinheiro, do outro, o que torna possível o dinheiro chegar a algum lugar. Eis o choque. Pois de um lado temos o que explora os meios de produção e do outro, temos o explorado.

Diante desse choque surge a busca pela igualdade, todos querem fazer valer seu direito. O direito é muito mais simples do que se pensa e muito mais distante do que a gente quer.

Capitalismo

Sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro. Fonte: Houaiss

X
Copyright © 2016 AIEC.