3 - Cidadania e direito

Todo indivíduo é detentor de direitos, mesmo antes de falar ou aprender a se expressar. Mesmo antes do voto ou de adquirir qualquer bem, diferentemente de todos os conceitos de cidadania desde a Grécia antiga, até a atualidade, a ideia de cidadania da era moderna e do Estado de direito é, antes de qualquer coisa, ética e humanitária.

Cidadania é, pois, um conjunto de direitos e deveres que todo indivíduo possui. É um direito de existência social. O indivíduo não nasce cidadão, ele se torna ao longo de toda uma trajetória de vida e de toda a sua participação social.
Ser cidadão é participar ativamente das decisões importantes de um estado, como as eleições. É cobrar as políticas públicas dos candidatos eleitos, é exigir que o direito a igualdade, resguardado pela constituição federal, esteja ao alcance de todos.

No entanto, não se faz só com flores a vida de um cidadão, pois o cidadão não possui apenas direitos, ele também possui deveres. É exigido um comportamento ético da parte do indivíduo e não apenas do Estado para que assim ele cumpra a sua função social.

Dentre os deveres do cidadão, todos amparados pela visão de ética global da atualidade, estão os de proteção do meio ambiente, preservação do meio ambiente para as gerações presentes e para as gerações futuras.

Copyright © 2016 AIEC.