Ainda entre as obrigações éticas de um cidadão estão também:

A ética-cidadã deve ser entendida como um zelo pelo espaço em que se vive. Quando se diz espaço, não se deve compreender apenas o espaço físico do meio ambiente, mas as pessoas e todas as questões sociais a que estão envolvidas.

O termo cidadão é compreendido entre os estudiosos da sociologia de duas maneiras, pela cidadania formal e pela cidadania real, também conhecida como cidadania substantiva. Vejamos:

Cidadania formal Cidadania Real/Substantiva
Diz respeito a forma prescrita em lei do termo cidadão. O que é o cidadão na lei? É ser detentor de uma nacionalidade, pertencer a alguma nação. É uma segurança de pertencer a algum espaço físico que protege meus direitos por meio das leis. Abrange a forma em que os direitos do indivíduo serão exercidos enquanto cidadão, isto é, se aproxima mais da busca pela igualdade social, pois a este grupo é pertencente os direitos sociais, políticos, civis etc.

Direitos Civis

Podem ser exercidos pela liberdade de ir e vir, pelo casamento, direito a ter uma família, uma religião, direito de propriedade, de comprar, de usufruir, de vender, de trabalhar, direito de acesso à justiça, entre outros.

X

Direitos Políticos

Podem ser exercidos por meio do direito eleitoral, é o direito de votar e ser votado, de se associar, de lutar de forma pacífica pelo que se acredita.

X

Direitos Sociais

Traduz-se pelo acesso, de qualidade, a saúde, educação, transporte público, de lazer, entre outros.

X
Copyright © 2016 AIEC.