Considerando que a moral gera influência sobre o ponto de vista ético, quando se fala em ética global, é possível desconsiderar suas implicações territoriais tão distintas entre si? Como abordar uma ética global sobre a ótica dos direitos humanos universais?

Neste segmento, o cidadão precisa fazer uma ponderação do ponto de vista moral e também do ponto de vista ético, visto que com a chegada da globalização e do acesso aos meios de tecnologia existentes, a proteção e a universalização dos direitos humanos precisam prevalecer em razão das garantias individuais do indivíduo.

O indivíduo, apesar de todo o advento tecnológico e do seu papel nos meios de produção precisa ser preservado. A cidadania global, do seu ponto de vista ético, não pode ter suas variações, isto é, em um território, mulheres têm direitos, no outro não, e o mundo precisa aceitar isso? Não está certo.

Não é correto que mulheres do ocidente tenham direito a voto, ou a não gerarem filhos e mulheres do oriente sejam inferiores aos olhos do Estado em quaisquer dessas circunstâncias.

Para entender brevemente a profundidade da universalização dos direitos humanos, (até porque existe um módulo específico de abordagem em nossa disciplina) não há necessidade de exemplificar apenas culturas orientais versus cultura ocidental para que se notem as diferenças.

Copyright © 2016 AIEC.