No último relatório publicado pela ONU (organização das Nações Unidas) acerca das desigualdades sociais, o Brasil figurou na lista na posição 3ª quanto ao índice de desigualdade, isto é, numa escala global.

Um dos pontos apontados no relatório para explicar esse índice de desigualdade é em virtude de as garantias a direitos individuais e coletivos serem negligenciados aos brasileiros, tais quais: educação, saúde, saneamento, transporte, lazer, etc.

Ainda que o processo de instituição democrática no Brasil seja recente, considerando que o país já viveu regimes ditatoriais, a Constituição Federal do Brasil, nascida em 1988 e conhecida mundialmente como A constituição cidadã, ainda tem um longo caminho a percorrer para fazer valer seus direitos em uma escala cidadã-global.

A cidadania não vem do berço do indivíduo, ela é construída socialmente, moralmente e eticamente, conforme foi dito no início e ao decorrer de todo este capítulo. A cidadania é um trabalho que o indivíduo possui para uma vida inteira, ele precisa valorizar isso.

Copyright © 2016 AIEC.