Também são considerados direitos fundamentais que zelam pela dignidade humana: os direitos de nacionalidade e os direitos políticos. O primeiro corresponde à existência do indivíduo em determinado espaço geográfico e, portanto, ele deve ser protegido dentro desse território, não se furtando, é claro, no cumprimento das obrigações que este determinado território estabelecer.

O segundo, e não menos importante, os direitos políticos, conforme já abordado outras vezes, diz respeito à participação política do indivíduo na sociedade. Em um Estado democrático de direito, é uma ferramenta essencial de envolvimento do cidadão na sociedade, é por meio dos direitos políticos que o indivíduo consegue exercer suas vontades. Este direito é representado pelo voto e no exercício direito da cidadania.

Direito de nacionalidade Direito políticos
Diz respeito aos direitos e deveres do indivíduo em determinado espaço geográfico. Diz respeito à participação política do indivíduo na sociedade.

A dignidade humana e seus direitos fundamentais correspondem a um conjunto de normas éticas que são construídas ao longo da história por meio do comportamento moral e social, bem como de suas políticas públicas para o exercício pleno da cidadania.

O fundamento disso é o resultado de um longo processo de evolução da humanidade e em toda a construção dos direitos do indivíduo, é a busca pela redução das desigualdades sociais e por um modo de vida que inclua o exercício das liberdades individuais.

Copyright © 2016 AIEC.