O estudo da ética e de sua aplicação corresponde a todo um espaço geográfico social e todas as vertentes que essa aplicação causar. A aplicação da ética vai ser inserida em todos os ramos sociais, econômicos, no comércio, no trabalho, no meio ambiente, uma inserção da ética em políticas globais de um modo geral.
A dignidade humana surgirá nesse contexto social como um conceito de princípio inerente a todo e qualquer cidadão. Vai ser a máxima representação de uma república democrática.
A dignidade humana corresponde ao exercício de uma ética cidadã, não se trata apenas das garantias individuais, mas de direitos sociais e coletivos do Estado, em busca de uma paz social e o bem comum a todos.
Os direitos humanos e as garantias individuais correspondem a objetivos que uma sociedade-cidadã precisa determinar para os indivíduos enquanto seres sociais. No quesito ético, os direitos humanos são protegidos por fatores morais.
No que diz respeito ao Estado como garantidor das garantias individuais do cidadão, deve-se observar quais formas serão adotadas para que a coletividade tenha acesso a suas garantias.
Os direitos humanos sobre o ponto de vista da ética correspondem a maneira que o indivíduo exerce suas necessidades existenciais, isto é, o direito à liberdade, à segurança, à evolução enquanto cidadão social, a um regime democrático.
Os direitos humanos são exercícios éticos do cidadão enquanto ser social, e devem ser inclusos em todo o processo cidadão do indivíduo. Quando há negativa no exercício dos direitos humanos, resulta na própria negativa do indivíduo enquanto cidadão, pois sem direitos e garantias individuais não se faz possível falar de cidadania.
Há, além da Declaração Universal dos Direitos Humanos como política global do exercício ético-cidadão, outros tratados e convenções políticos assinados e acordados entre os líderes mundiais para que se estabeleça uma certa ordem ética global.
A maior problemática envolvendo os direitos humanos ainda se dá pela não observância dos tratados e convenções mundiais acerca de direitos e garantias individuais, bem como com a controvérsia a respeito do relativismo e universalização desses direitos.
A não observância dos direitos e garantias individuais se dá principalmente em países com baixa instrução de escolaridade, desenvolvimento, etc. O cumprimento dos direitos humanos está diretamente vinculado ao nível de desigualdade social, quanto mais desigual for o país, menos ele saberá e cumprirá com os direitos humanos.
A dignidade humana e seus direitos fundamentais são um conjunto de normas éticas elaboradas ao longo da história por meio do comportamento moral e social, bem como de suas políticas públicas para o exercício pleno da cidadania do indivíduo.