No início do nosso estudo abordamos aspectos históricos que repercutiram e influenciaram de maneira peculiar na formação da cidadania do indivíduo. Desde a Grécia antiga até a era moderna. Entender o aspecto ético econômico e empresarial também está ligado a estes fatores históricos.
A evolução da ética empresarial se iniciou na idade média, com o renascimento e ressurgimento das cidades. Havia uma concentração no âmbito jurisdicional das atividades mercantis naquele período, isto se dava em virtude das chamadas corporações de ofício.
Se fôssemos fazer uma comparação com a atualidade, poderíamos observar a Ordem dos Advogados, que regulariza e fiscaliza os direitos e deveres da profissão, bem como a associação de taxistas, com o mesmo fundamento, entre outras mais. É preciso que os profissionais contribuam anualmente com as associações que regulam as profissões.
Foram associações que existiram lá pelo fim da idade média. Sua função era reunir categorias de trabalhadores de uma mesma profissão, por exemplo, carpinteiros, alfaiates etc. Sua finalidade era observar de perto as atividades e os benefícios daquele trabalhador, bem como as vantagens econômicas e trabalhistas que lhe eram direito. Todo trabalhador colaborava com uma espécie de taxa que dava condições para que essas corporações funcionassem.
X