Há, a título de exemplo, empresas do ramo cosmético comprometidas com o meio ambiente e com a não realização de testes em animais, bem como com a preocupação em realizar atividades que eduquem e informem o próprio consumidor do seu papel de consumidor.
Os modelos antigos de empresas que só visavam lucros não comportam mais os modelos de empreendedorismo empresarial da atualidade, pois explorar atividade econômica com a única obtenção de lucro é algo ultrapassado quando falamos de ética empresarial.
Quem precisa adquirir matéria-prima para a exploração de atividade econômica, também necessita pensar nos aspectos futuros que a demanda dessa exploração vai impactar na sua atividade econômica, porque o que é rentável hoje para determinada empresa em virtude de uma matéria-prima, pode não ser mais num futuro, caso essa empresa não tenha a responsabilidade social de respeitar o cultivo ou a extração daquela matéria-prima.
O compromisso social da atividade econômica empresarial anda lado a lado do Estado democrático de direito na construção de políticas globais, por isso é tão fundamental a adoção da ética empresarial na realização da atividade econômica.