Na base da pirâmide de Carrol, o doutrinador coloca a empresa no aspecto econômico, ou seja, atividade empresarial que objetiva o lucro como fator principal, logo, temos as responsabilidades econômicas.

Acima da base estão concentradas as responsabilidades legais, destinada à obediência às leis, onde o ordenamento jurídico determina o que é legal e ilegal e, portanto, é a máxima aplicada na atividade empresarial. No ramo da atividade empresarial e econômica, as empresas não podem se autodeclarar desconhecedoras da lei.

Pirâmide de Carrol

Logo acima das responsabilidades legais se concentram as responsabilidades éticas, onde o comportamento do indivíduo deve ser sempre pautado em justiça e fazer o que é correto não apenas porque a lei determina, mas porque isso é praticar o bem.

E bem no topo da pirâmide estão as responsabilidades filantrópicas, em que surgem as responsabilidades sociais que a atividade econômica empresarial deve ter como finalidade. Contribuir com a melhora da comunidade, ser uma empresa-cidadã etc.

Copyright © 2016 AIEC.