Quando falamos de responsabilidade ética empresarial nos remetemos às relações comportamentais dentro de um âmbito de atividade econômica, que a coletividade quer que a empresa realize e tenha como compromisso.
No entanto, a atividade econômica não deve, obrigatoriamente, estar regulamentada para que seja levado a sério qualquer compromisso ético empresarial a ser determinado, porque há inúmeras profissões que até hoje não são regulamentadas.
Afirmar que o compromisso ético empresarial de uma empresa deve exclusividade às atividades profissionais regulamentadas, é deixar de fora todas as profissões que não são regulamentadas por lei. Do ponto de vista social, não há que se falar em ética neste aspecto.
Todo o comportamento social repercutirá no comportamento ético empresarial, inclusive, empresas que exploram atividade econômica sem responsabilidade social, mormente assim o fazem em países cuja desigualdades sociais são muito latentes.
Os consumidores mais atentos ao fator ético-social da empresa que explora atividade econômica, normalmente estão concentrados em países nos quais as desigualdades sociais são em menor escala.
|
A responsabilidade social na atividade econômica deve objetivar todos os fatores éticos que visam o aperfeiçoamento do indivíduo enquanto ser social. Deve-se respeitar a dignidade humana na exploração de atividade econômica, bem como suas garantias individuais e coletivas.
|