Quando a aplicação da ética na atividade empresarial passa a ser regra de cumprimento para o crescimento e desenvolvimento dessa empresa, ela exercerá um papel de critério na realização da atividade, ou seja, será a escolha como fonte de inspiração dentro do papel organizacional dessa empresa.
As normas de condutas, bem como as regras valoradas dentro de uma empresa são parâmetros para determinar a sua organização interna. Normalmente, é nesse momento que se consideram as ações éticas no exercício da atividade econômica.
A empresa deve estar 100% dedicada em seu papel ético-empresarial, observando todas as particularidades sociais existentes, tanto no campo organizacional interno da empresa, e isto inclui seu corpo técnico e quadro de funcionários, como no ambiente externo, no caso, a coletividade.
Algumas empresas trabalham neste quesito com um quadro de hierarquia e merecimento, que envolve, sobretudo, a criatividade e dedicação de todo o seu corpo técnico. Como cada empresa fará essa distinção em suas atividades cotidianas será muito individual, e não dirá respeito, em essência, ao nosso estudo, mas é preciso lembrar que a ética é utilizada como ponto de partida na implementação destas atividades.
Entende-se como manifestação de valores e normas habituais utilizadas pela empresa e dentro desta.
X