O estudo da ética também é fator determinador dentro do ordenamento jurídico que trata sobre leis e garantias individuais e coletivas. O fator econômico e social de um estado também é uma garantia individual e coletiva, por isso, a ética empresarial regula o comportamento econômico-social do Estado.
A ética empresarial deve considerar que a exploração de atividade econômica também implica em desigualdades sociais. As desigualdades sociais estão ligadas a fatores econômicos, diante disso, a ética empresarial se mostra fundamental na exploração de atividade econômica.
Diversos fatores históricos influenciaram no surgimento da ética empresarial, dentre eles, a revolução burguesa, que observou no ramo de suas atividades econômicas, a necessidade de se criar meios em que pudesse se regular tais atividades.
A ética empresarial gere e regula comportamentos dentro de uma empresa, isso faz com que melhore consideravelmente a relação no âmbito do trabalho, não importando ainda se a atividade exercida tem caráter público ou privado.
A responsabilidade social ética-empresarial deve sempre ser remetida dentro das relações comportamentais no âmbito da atividade econômica e deve exercer melhora substancial para o bem da coletividade.
Na atualidade, não mais se comporta atividade econômica que não tenha responsabilidade social. A responsabilidade social de determinada empresa vai influenciar de maneira considerável no número de consumidores que ela vai ter.
As empresas públicas e privadas que assumirem seu papel na responsabilidade social, devem fiscalizar seus programas. Os programas sociais de responsabilidade social empregado pelas empresas, devem obedecer o caráter temporal da sociedade, ou seja, devem se adequar a necessidade da sociedade para aquela atualidade.
Fatores morais não serão desrespeitados no exercício da ética empresarial, eles apenas não poderão ser considerados como ponto de partida para as decisões tomadas dentro de uma empresa.
A ética empresarial-econômica cumpre um fator social, como em todas as áreas de atuação da ética na vida do indivíduo.