Agora vamos iniciar brevemente nossos estudos no âmbito das relações empresariais que exercem atividade econômica, bem como seus conflitos entre o direito público e o direito privado.
Para o entendimento ético da questão abordada, é essencial que o aluno se atenha ao entendimento conceitual da propriedade pública e da privada, assim como atentar as suas principais diferenças.
As distinções entre público e privado se darão pela necessidade de diferenciar o interesse individual do interesse coletivo, e para o estudo da ética, também se faz de fundamental importância.
A definição e distinção entre o direito público e privado se faz necessária em virtude dos reflexos que repercutem no âmbito social, pois a depender da nossa abordagem, será possível observar aspectos fundamentais que influenciarão na era digital.
O início da era digital e suas implicações éticas no âmbito do direito será o ponto de partida para o nosso estudo e compreensão da disciplina. A disciplina ética e legislação foi tratada até o presente momento de maneira que melhor facilitasse o entendimento do aluno para a sua aplicabilidade prática.
O estudo da disciplina, tal qual a academia, de um modo geral, tem uma função social de suma importância para a coletividade. Poder compreender a ética e trazê-la não apenas como norma para a vida, mas para o ambiente de trabalho, faz do indivíduo um sujeito social. E assim seguiremos.