Quais são os limites éticos na era digital da informação? Como o homem deve se portar diante das necessidades coletivas e individuais emanadas nessa era?
A tecnologia inserida na era digital, com a finalidade de promover maior acesso a informação, maior conectividade global, maior aproximação, deve ser considerada em todos os seus aspectos sociais.
A atuação do indivíduo com acesso à tecnologia digital deve se manter-se, sobretudo, ética. O indivíduo não pode atuar na rede digital, diferentemente do que ele atua no âmbito social. Não pode haver divergência em comportamento ético dentro da era digital.
Se, na esfera social, o indivíduo atua com cortesia e respeito ao próximo, ele também deve manter este comportamento na rede de conectividade global. Não podem existir duas maneiras de atuação quando o assunto é comportamento.
|
As utilizações das ferramentas tecnológicas na era digital devem ser feitas de maneira responsável e comprometida. O objeto do nosso estudo vai buscar aprofundar com calma algumas das vertentes éticas principais da era digital, a começar pelo conflito entre o direito público e privado quando o assunto é acesso universal.
|