Dando continuidade em nosso estudo, chegamos a um ponto fundamental para a nossa disciplina: o estudo da ética aplicada aos ramos da informática.
Iremos observar e abordar as áreas de atuação profissional da informática e a ética, notadamente, como uma ferramenta reguladora dessas relações.
Com a globalização e o processo de democratização dos meios de comunicações, a internet surge, muitas das vezes, tanto como um ramo facilitador das relações pessoais, quanto das profissionais.
Atualmente, é em virtude da utilização da internet nos meios de comunicação que o direito de acesso se tornou fundamental na vida dos indivíduos em uma sociedade democrática.
O acesso à internet facilita as relações de trabalho e emprego, traz melhoria para as relações de consumo, mudam hábitos que tomavam tempo do cidadão, traz mais benesses do que malefícios. A internet utilizada como sistematizadora das relações sejam elas quais forem, se houver atuação ética, não haverá espaço para dissabores.
É sabido que a ausência de ética na utilização da internet como ferramenta de acesso pode resultar em atividades nocivas que causem danos a terceiros, como atividades criminosas, porém no decorrer desta unidade estudaremos também algumas ferramentas fundamentais na utilização da internet, que servirão como parâmetro para conduta do indivíduo ao acessar a rede.