2 - A ética como parâmetro do profissional da informática

Em quase todas as áreas de atuação, logo, em quase todas as profissões, a tecnologia se faz presente, seja pelo meio da informática, seja em virtude dela. Ela é utilizada muitas vezes como facilitadora no processo de execução dos serviços, de um simples código de barras, a uma catalogação de comandos e pedidos, sendo responsável, em tese, por tornar mais célere a execução do serviço.

Observar a aplicação da ética na vida pessoal e profissional é responsabilidade de todo cidadão comprometido com o bem-estar social, não é diferente no campo da informática, pois a atuação ética deve ser desenvolvida tanto em áreas de domínio particular, quanto em áreas de domínio público.

Sobre a afirmação acima é importante diferenciar que a atuação do indivíduo em área de domínio privado estará ligada diretamente à sua atuação profissional, já a de domínio público, normalmente estará atrelada a ação do indivíduo na internet fora da seara profissional.

Sabemos, pois, que a ética é a regra, mas o indivíduo todo dia está sujeito a inúmeras ações que podem comprometer suas escolhas, pois cada indivíduo é um sujeito único e carrega consigo a liberdade de agir.

Um ponto fundamental em nosso debate acadêmico será sobre a utilização da internet no meio social realizada pelo indivíduo. Muitas vezes nos questionaremos se o sujeito foi antiético ao realizar certa conduta sob o aspecto da vida on-line.

Copyright © 2016 AIEC.